fbpx

Publicações

Como é feita a cirurgia a laser de pedra no rim?

Entenda como é feita a cirurgia a laser de pedra no rim.

A pedra no rim, litíase urinária ou cálculo renal –  é muito comum e atinge cerca de 10% da população mundial. E no verão, estação favorita do brasileiro, acende o alerta para a alta incidência de pedras nos rins 30% maior que em outros períodos do ano. Isso acontece, pois há o aumento da transpiração sem a hidratação adequada para supri-la. De acordo o departamento de Endourologia e Calculose da SBU  estima-se que 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofra de pedra no rim. Essa condição é mais comum nos adultos jovens, entre os 20 a 35 anos e mais frequente em homens. Cerca da metade destas pessoas terão um novo episódio de cálculo ao longo dos 10 anos seguintes e por isso a prevenção é muito importante.

Boa parte da prevenção está associada à adoção de hábitos saudáveis, como por exemplo:

– Beber de dois a três litros de água por dia;

– Diminuir o consumo de sal;

– Fazer atividades físicas e perder peso;

– Diminuir o consumo de proteína animal, como carnes, especialmente as não brancas, miúdos e mariscos, especialmente para quem tem problemas com o ácido úrico;

– Aumentar a ingestão de sucos cítricos, que protegem o corpo da formação de cálculos renais.

Um dos tratamentos cirúrgicos para a solução da pedra no rim  é ureterorrenolitotripsia flexível –  uma câmera, fina e flexível é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo cirurgião e permite olhar para cima, para baixo, para direita e esquerda, ou seja 360 graus. O procedimento é pouco invasivo e  recuperação rápida, em média 3 dias.  A cirurgia foi realizada numa  idosa de 80 anos, as pedras nos rins obstruíam a passagem da urina, provocando inclusive infecções urinárias.

Precisa agendar uma consulta com Dr Ângelo? 

 

Siga nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/drangelocam

Facebbok: https://www.facebook.com/DrAngeloCamp… 

Visite no canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCWmosCdQo5H4kViqMIa_XaA

 

 

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta