“ O excesso de prepúcio e a fimose podem dificultar a exposição da glande e a higiene local”
O excesso de prepúcio e a fimose podem dificultar a exposição da glande e a higiene local, o que pode levar à infecção na área (chamada de balanite). Essa infecção pode causar coceira, dor e vermelhidão e incomoda muito o paciente. Geralmente ela pode ser provocada por um fungo e melhora com tratamento local com pomada.
Por se tratar de uma dúvida muito frequente em consultório, resolvemos esclarecer as dúvidas entre a diferença entre ter excesso de prepúcio e a fimose.
O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose. Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.
A fimose pode ocorrer em qualquer idade, sendo muito comum nas crianças, mas também pode acontecer em adultos e em pacientes idosos. Nos casos nos quais o tratamento local não melhora a infecção ou quando o paciente apresenta uma fimose muito fechada, a cirurgia precisa ser realizada.
Sintomas da Fimose:
- Vermelhidão, inchaço e dor;
- Balonismo do prepúcio com micção e
- Não haver retração da pele do prepúcio até os 3 anos.
Para se prevenir e tirar dúvidas sobre o tema, a melhor estratégia é procurar o seu urologista.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia