fbpx

Publicações

O que é Endourologia?

A Endourologia é uma subespecialidade da Urologia que permite o tratamento intervencionista de diversas doenças urológicas sem as incisões cirúrgicas tradicionais.

As doenças mais comumente tratadas por meio da Endourologia são:

  • Hiperplasia Benigna da Próstata: aumento benigno da próstata que causa dificuldade de urinar na população masculina, principalmente naqueles de maior idade;

  • Câncer de bexiga: lesões malignas em homens ou mulheres, muitas vezes com histórico de tabagismo e mais idosos, responsável por sangramento urinário, dor / dificuldade para urinar e potencial de causar até o óbito se não tratados em tempo hábil.

  • Litíase urinária: representada pelos cálculos (pedras) que se formam no interior das vias urinárias, podendo causar obstrução à passagem de urina e dor importante (cólica renal).

  • Estenose das vias urinárias: estreitamento em algum seguimento das vias urinárias, decorrentes de traumas e doenças prévias, dificultando o fluxo da urina pelo seu trajeto habitual.

Consiste no uso de aparelhos pequenos e com câmeras, que são introduzidos pelas vias urinárias, sob anestesia, permitindo que o urologista visualize em um monitor de vídeo como está o interior das vias urinárias, assim identificando essas doenças e já realizando o seu tratamento.

Assim como as cirurgias robótica e videolaparoscópica, os procedimentos endourológicos têm se desenvolvendo bastante nas últimas décadas. Também são minimamente invasivos e assim acarretam menos dor, sangramento e tempo de hospitalização, garantindo ao paciente um retorno mais rápido às atividades cotidianas.

Compartilhe esse Post

Related Post

SBU-SP alerta para o diagnóstico precoce do câncer de bexiga no mês de combate ao tabagismo

Pelo segundo ano consecutivo, a SBU-SP, Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo promove a campanha Maio...

Deixe uma resposta

Enviar uma mensagem
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?