fbpx

Publicações

13 de Novembro – Dia Mundial da Gentileza

O que a gentileza tem a ver com saúde e qualidade de vida? A conhecida Regra de Ouro diz “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem contigo”. Ela é muito antiga e encontra-se na Bíblia em Tobias, capítulo 4 versículo 15, e também foi atribuída ao profeta chinês Confúcio.

Essa regra, nem sempre seguida, é fundamental para um convívio saudável entre as pessoas, sejam vizinhos, colaboradores de uma empresa, amigos ou membros de uma família.

Se não gostamos que um vizinho coloque o som no último volume ainda mais com um tipo de música que não nos agrada, também não devemos submeter os outros aos nossos gostos e preferencias, pois podem ter a mesma sensação que nós. Outros exemplos no mesmo sentido vem à nossa lembrança nos fazendo refletir sobre o quanto podemos sempre melhorar!

E o que será que todos nós gostamos que nos façam?

Boas ações, favores, cuidado, respeito, carinho, profissionalismo, ética, amizade, doação, atenção, perdão, agradecimento e muitas outras ações que poderíamos resumir numa palavra fundamental: Gentileza!

Gentileza implica em reconhecer o OUTRO e sua importância, assim como apreciamos que nos reconheçam e se importem conosco.
Sair de nós mesmos, num gesto altruísta e doar aos outros tudo o que nos faz felizes, para que estes também assim se sintam.

Pequenas atitudes em nosso próprio lar, no trânsito, em família, no trabalho, fazem um grande efeito, e geram um sentimento positivo e de retribuição que se espalha gerando ainda mais resultados.

Albert Schweitzer disse “Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade”.

Fonte: http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2015/11/dia-mundial-da-gentileza-gera-saude-e-qualidade-de-vida/ – com adaptações

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta